segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

ATL lança meios de comunicação com o exterior

O ATL Arco-Íris inicia este novo ano com duas novas formas de comunicação com o exterior e em particular com os pais e encarregados de educação. Com este projecto pretendemos dar oportunidade a uma maior interacção entre o meio exterior e o meio escolar dando a conhecer o trabalho que este ATL vai desenvolvendo junto das suas crianças.
Queremos assim promover a participação dos pais e dar a conhecer as competências  que os seus educandos vão adquirindo neste ATL, de uma forma mais estreita.
Com estes meios, principalmente o espaço digital, os pais terão à disposição, a qualquer hora, informações úteis como as ementas semanais, noticias, fotos, vídeos e programação de actividades.
O jornal terá edição trimestral.

Lanternas iluminam caminho dos reis

Como no dia 6 de Janeiro de 2011 se comemorou mais um "Dia de Reis", as crianças do ATL realizaram uma lanterna feita com material reutilizável de modo a celebrar a data. A lanterna consistiu num copo de iogurte que foi posteriormente decorado com tintas de vitral e purpurinas, para completar o trabalho foi acrescentado uma vela.

Vila Presépio assinalou época natalicia

Nesta época natalícia onde todos evocam os bons princípios e costumes, decidimos dar uma nova reutilização a alguns materiais em fim de vida. Assim reaproveitamos as decorações exteriores do nosso halloween e transformamos a nossa sala num local mágico recheado de alegria e magia do Natal.
Com a colaboração de todos, demos uma nova vida a caixas de produtos de higiene e de cereais e delas cresceu a nossa vila presépio.
Para a elaboração deste trabalho as crianças, juntamente com os monitores, recolheram no pinhal caruma, pinhas e musgo.
Também contamos com a colaboração das crianças na pintura dos cenários e nos variados brinquedos que nos facultaram de suas casas. 
Para a inauguração contamos com a animação do grupo de dança "Arco- Íris".

Associação de Pais comemorou 25 anos de existência

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1/JI nº2 de Vila Nova de Santo André, comemorou no dia 2 do passado mês de Dezembro o seu vigésimo quinto aniversário, juntando as crianças num apetitoso lanche, para assinalar a data.
Recorde-se que esta associação surgiu para combater a falta de assistência às crianças, que alguns pais sentiam, já que há 25 anos atrás não existiam na localidade meios que suportassem  o auxilio destas aos pais.  

Exposição Halloween de arrepiar

Nos dias 26, 27, 28 e 29 de Outubro o ATL realizou uma exposição de halloween. Como já é habitual o nosso  halloween, surpreende tudo e todos, passando dos miúdos aos graúdos. Este ano estava verdadeiramente de arrepiar. No castelo existiam esqueletos, hamsters, uma rã e uma barata, um livro de feitiços e uma sala de cinema improvisada para gerar arrepios, para além de aranhas e morcegos. Todos os cenários e bicharocos de papel e cartão foram confeccionados pelas crianças. A actividade, para além da devida exposição contou com dois pequenos filmes alusivos ao tema, incluindo também experiências produzidas pelo nosso Conde Cláudio, no final as crianças puderam decorar um marcador de livro que lhes foi oferecido. Agradecemos a boa vontade dos pais e encarregados de educação que nos cederam alguns objectos de decoração.





Sol, praia e festas temáticas animaram Verão no ATL Arco-Íris

Todas as Terças e Quintas-feiras do mês de Julho e Agosto, os meninos e as meninas do nosso ATL tiveram a oportunidade de gastar as suas energias nas águas da Lagoa de Stº. André,   nas Piscinas Municipais de Santiago do Cacém e nos desportos mais exaustivos no Parque Urbano do Rio da Figueira e Pavilhão dos Desportos.
Futebol, futebol humano, gincanas, basketbol, badmington foram algumas das modalidades praticadas para além dos jogos de água.
Improvisámos várias brincadeiras, organizámos visitas à biblioteca Municipal de Stº. André onde participámos em dois ateliers, um deles relacionado com fábulas e outro com banda desenhada.
O verão foi ainda rico em festas temáticas. Começamos com os santos populares onde realizámos um mastro e um baile bem animados onde não faltaram manjericos bem originais.
A 7 de Julho foi a vez da  "Cocktail Party" recheada de saborosos e do colorido dos cocktails sem álcool, onde também foram eleitos o Rei e a Rainha Arco-Íris 2009/2010. De entre os candidatos o júri elegeu Nádia Fortes e Marco Godinho respectivamente rainha e rei deste ATL, por um ano.
No dia 16 de Julho as crianças divertiram-se numa  "Caça ao Tesouro" recheada de perguntas e respostas que ajudam a conhecer o nosso ambiente escolar e aprender alguma cultura geral. O grupo vencedor era composto pela Rita Aires, João David e Adriano Fragoso, que conquistaram o tesouro e com ele alguns presentes.
A 8 de Agosto as crianças deliciaram-se com um belo banho de mangueira na "Summer Party", que incluiu ainda jogos de água e pinturas faciais.
Para além das festas temáticas ainda se realizaram passeios ao Parque Central, ao Skate Park, horas do conto, dias temáticos e sessões de cinema entre outras.

ATL Arco-Íris na festa das flores

 No dia 13 de Agosto o ATL, foi convidado a visitar as Festas de Santa Maria 2010, em Ermidas-Sado, pois esta vila organizou mais uma "Festa das Flores", onde algumas das ruas principais são decoradas com milhares de flores de papel. Este ano o tema central foi "O Planeta e o Meio Ambiente".
Como é nas crianças de hoje que depende o nosso amanhã, o tema alertava para a destruição em massa do nosso Planeta, onde podemos ver como ele é frágil, mas que ainda vamos a tempo de o recuperar e de o salvar.
As crianças foram recebidas no Jardim Público, onde decorreu um piquenique, com animações dinamizadas pela Mim’Arte,  seguindo-se depois a visita pelas ruas. Terminada a visita as crianças puderam expressar-se em trabalhos de pintura colectivas, exprimindo o que viram anteriormente.
Após o lanche oferecido no Largo do Chafariz, as crianças foram presenteadas com pinturas faciais, terminando assim a nossa visita recheada de alegria e fantasia.